Neste mês de junho, você mergulhará na arte, cultura e memória africanas. A visita é um convite profundo para o conhecimento de um mundo ancestral e ao mesmo tempo atual. As pontes: expressões contemporâneas que abordam sustentabilidade, artes e sabedorias complexas do continente negro. Os protagonismos emergem nas instalações lúdicas dos panos largos, nos círculos fotográficos; no percurso de memoráveis iniciativas e personagens africanas,
A beleza, sabedoria e determinação da mulher africana são as bases do trabalho de Surama Caggiano. A artista plástica, que criou e desenvolveu a técnica do mosaico contemporâneo, apresenta aqui a envolvente coleção Mulheres Africanas. Fazendo uso de CDs inutilizados e colagem de papéis, Surama produz, em tamanho real, composições de belas mulheres negras, que estimulam o povo brasileiro a ir ao encontro de sua origem em África. Valorizando a cultura e arte afro-brasileiras, fundamentais para a engrenagem da série, a coleção fomenta no recorte das pastilhas o debate sobre a atuação e o protagonismo inquestionável dessas mulheres.
onde a delicadeza e a diversidade de formas de expressão do continente são exploradas em suas essências, exemplificando uma África ativa e fora dos clichês. As instalações procuram despertar o sentido com ações artísticas, chamando o espectador para uma interação direta e sensorial comum mundo motivador e desconhecido, e ininterruptamente conectado com o Brasil. A importância da mostra está na forma inovadora como aborda uma temática de grande importância cultural, vindo para somar esforços no sentido de promover o fim de preconceitos raciais históricos e disseminar a cultura africana e toda sua inovação, criatividade e pioneirismo.